10/02/2025

O poder da profilaxia para o bem viver (Dra. Renata Bomfim)

Imagem de produção em Oficina Terapêutica 
A palavras profilaxia vem do grego prophýlaxis e significa "cautela".   Utilizado no campo da saúde com o sentido de prevenção e cuidado  antecipado, ou seja, cautela com a saúde para evitar o adoecimento, o termo suscita reflexões. 

É fato que no decorrer da vida, alternamos saúde e adoecimento, e mesmo que o campo da saúde mental esteja ainda tão saturado por ideias preconceituosas, é viável que se invista em tratamentos terapêuticos visando a manutenção do equilíbrio psíquico e emocional.

Geralmente, imagina-se que se deva buscar um profissional de saúde apenas quando o sintoma ou o mal estar já estão se tornando insuportáveis. O tratamento precoce é sempre preferível e, muitas vezes as medidas de prevenção são relativamente simples, pelo menos mais simples que o tratamento, e No caso da saúde mental, quanto antes for tratado, maiores as chances da pessoa se sentir pronta para seguir com a vida sem intercorrências. 

O cuidado é um valor central para o bem viver. Ao contrário do que apregoa o sistema capitalista, bem viver não é acumular bens, ou colocar o ter em oposição ao ser, é uma visão de mundo pautada em uma uma vida plena e harmoniosa, onde o desenvolvimento pessoal é valorizado a experiência de estar no mundo acontece em conexão com a natureza e com a comunidade. Conforme apregoa o filósofo Acosta, o bem viver "envolve a busca por uma vida digna, respeitosa, e solidária, onde a justiça social e a preservação ambiental são centrais".

Essa busca pelo bem viver, que faz parte das nossas vidas, se concretiza a partir do momento em que buscamos nos aproximar daquilo que nos integra, em detrimento do que nos cindi e aparta de nós mesmos. Essas reflexões sobre escolhas, caminhos, sentimentos, fazem parte da trajetória terapêutica. 

Renata Bomfim