Espaço Terapêutico dedicado a promoção e cuidado da saúde mental, a partir de uma perspectiva ecológica, decolonial e criativa.

20/05/2021

Saúde mental e adolescência (Drª Renata Bomfim- Terapeuta integrativa)

 

O estresse excessivo e permanente gera desequilíbrio no organismo e altera o estado natural de seu funcionamento, causando consequências físicas e psicológicas semelhantes em adolescentes e adultos. Ansiedade, depressão, angústia, dores de cabeça e/ou abdominais, tensão muscular, entre outros sintomas são bastante conhecidos. 

Há adolescente que apresentam doenças crônicas que geralmente são agravadas pelo excesso de estresse, o adolescente com asma, por exemplo.  As múltiplas mudanças físicas e psicológicas que o adolescente enfrenta ai sair da infância faz com que esse precise lidar com novas demandas internas e se adaptar a essa nova etapa da vida.

As alterações hormonais e mudanças físicas são tão importantes os fatores sociais como o cotidiano escolar, o trato com irmãos e demais familiares, a separação dos pais, acidentes, luto, etc., que fazem com que o estímulo gerado pela descarga de adrenalina evolua causando o desgaste do organismo e levando o corpo a um estado de exaustão que compromete a sua  capacidade de adaptação ou reequilíbrio. 

É bom que o adolescente possa contar com um cuidado que contemple uma escuta afetiva e não julgadora e estratégias de educação em saúde,  assim eles podem compreender o sentido do tratamento aderindo ao mesmo. Nosso consultório fica em frente à Universidade Federal do Espírito Santo e rodeado de uma série de outras escolas e cursinhos preparatórios para o vestibular. Tem sido uma constante a vinda de adolescentes estressados, em busca de ajuda. Muitos adolescentes sentem-se sobrecarregados e não conseguem acompanhar o ritmo de estudos propostos pelas escolas e cursinhos. Buscamos identificar os fatores estressores que mais os prejudicam e trabalhar atividades que os levem a desenvolver habilidades sociais e autonomia para que possam sentir segurança e confiança para lidar com as ocorrências do dia-a-dia.  Em alguns casos, dependendo da gravidade do caso, necessitamos acionar a rede de apoio e atuamos em parceria com psicólogos e psiquiatras.

Técnicas expressivas da arteterapia, biblioterapia, meditação, variados sistemas florais florais, soulcollage, meditação tradicional indiana, meditação guiada, hatha yoga, entre outras práticas integrativas constroem um campo de possibilidades para o adolescente, para que se expresse e reconecte. Não existe fórmula mágica, cada adolescente é único e reage de  forma particular aos eventos da vida e às intervenções terapêuticas.

Precisamos respeitá-los, escutá-los e apoiá-los para que superem paulatinamente os medos, dificuldades e construam uma forma de lidar com os desafios diários da vida.

Dr.ª Renata Bomfim