Olá, sou Renata Bomfim, capixaba de Vitória, ES, e atuo como terapeuta de orientação junguiana desde o ano 2000. O interesse pelo campo da saúde mental foi despertado na década de 1990, quando integrei a equipe que estruturou o CAPS- Ilha de Santa Maria, o primeiro do ES. Posteriormente, trabalhei na estruturação do Serviço de Saúde Mental para crianças e adolescentes, no Hospital universitário (HUCAM), e no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescência (CACIA), na UFES.
Em 2006, após essa experiência na atenção básica, abri meu primeiro consultório particular, na Praia do Canto e, desde 2013, atendo em Jardim da Penha.
Sou Bacharel em Artes, mestre, doutora e pós-doutoranda em Letras pela UFES. O interesse pelo campo da linguagem me levou para o Rio de Janeiro, onde tive a oportunidade de estagiar no MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE E APROFUNDAR O CONHECIMENTO no campo das oficinas terapêuticas, inspirada no trabalho trasformador criado pela Dra. Nise da Silveira. Possuo especialização lato sensu em Arteterapia (UCAM-RJ), Psicossomática (FACIS-SP) e formação livre em Hatha Yoga e Raja Yoga. Sou pesquisadora e atuei como professora adjunta no Centro de Letras da UFES.
Defendo que a clínica deve ser humanizada e inclusiva, e busco que os meus atendimentos sejam atravessados por essa ideia. Sou analista orientação junguiana e atuo especialmente com arteterapia e terapia narrativa, amparada na ideia de que "A pessoa não é o problema, o problema é o problema", conforme postulou o Dr. Michel White, criador da Terapia narrativa. A pessoa não deve ser reduzida a sua doença, e é por acreditar no potencial de melhora e cura dos meus clientes, que abro as suas portas do consultório todos os dias.
Compartilho com vocês um pouco dessa trajetória na saúde mental, embora eu seja mais conhecida no meu estado como escritora, por ter publicado vários livros e também como ativista ambiental, pois sou apaixonada pela natureza e não poderia ver Gaia, a nossa casa comum ser destruída sem fazer nada, não é? pois é.
plantio de mudas na RPPN Reluz. O serviço de regenerar Gaia não pode parar.
Obrigada pela sua atenção e dê uma espiada no TÚNEL DO TEMPO
CAPS- Ilha de Santa Maria, na época da estruturação do primeiro Centro de Atenção Psicossocial do ES. Reportagem sobre o Carnaval da Reinserção social que realizamos com os pacientes e familiares do CAPS.
Exposição com os participantes da Oficina Terapêutica de Pintura do CAPS-Ilha, a primeira a ser realizada com esse público em Vitória. Foi emocionante e convidou a sociedade capixaba a repensar a "loucura" e a desconstruir preconceitos com relação ao transtorno mental grave. Trabalhei três anos na Associação de Aposentados da vale do Rio Doce, APOSVALE, atendendo esse público maravilhoso e criativo que é o 60+, envelhescentes cheios de vida e sabedoria para compartilhar com o mundo.
Na pandemia tivemos que fechar o consultório e passei a realizar atendimentos de forma virtual, assim como oficinas terapêuticas. Os depoimentos são referentes a Oficina de Bordado livre.