Sobre a Terapeuta Renata Bomfim


Olá, sou Renata Bomfim, nasci em Vitória, ES, e atuo como terapeuta psicossomatista, com práticas expressivas e narrativas e desde 2000. 

A minha histórica com o universo da Saúde mental começou ainda na Universidade (UFES), na década de 1990, quando era estudante de artes e tive contato com um projeto de extensão em saúde mental, foi quando passei a direcionar a minha formação para o campo da saúde. 

Dediquei sete anos de dedicação exclusiva à clinica da psicose e tive a oportunidade de atuar na estruturação do primeiro CPAS do Espírito Santo, o CAPS Ilha de Santa maria, em Vitoria e, posteriormente, na  estruturação primeiro Serviço de Saúde Mental para crianças e Adolescentes, no Hospital Cassiano de Morais (HUCAM) e do Centro de Atenção à Criança e ao Adolescência (CACIA), na UFES. Em 2006 abri um dos primeiro consultórios de Arteterapia da capital. 

O interesse pela linguagem me levou a buscar, posteriormente realizar mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de Letras. Sou especialista em  Arteterapia na Saúde e na Educação (HUCAM-RJ), em Psicologia Analítica Junguiana (IBPP-ES), em Psicossomática (FACIS-SP) e, mais recentemente, em 2018, realizei formação em Hatha Yoga e Raja Yoga (SRI-DEVA-YOGA), com ênfase na meditação tradicional indiana.

Paralelamente a minha atuação como terapeuta, tenho uma carreira sólida como escritora e pesquisadora e uma missão do coração que é a proteção do meio ambiente. Em 2007 criei a Reserva Natural Reluz, uma RPPN que é referência em proteção da Mata Atlântica e que, em 2023, recebeu o título de Reserva Biológica da Biosfera, pela UNESCO. 

Essa história de vida me permitiu desenvolver uma forma de atendimento terapêutico não invasivo, lúdico e singularizado para cada cliente, pautado na construção de um  plano terapêutico individualizado, e que também leva em conta o que está para além do sintoma. 

A pessoa não pode ser reduzida a sua doença! E é por acreditar nisso que tem se mostrado profícuo investir no seu potencial de produção de bem-estar e saúde. 

Uruçu é uma abelha nativa brasileira.  Esse ser vital para a humanidade dá nome ao nosso espeço que objetiva auxiliar pessoas que precisam de algum tipo de apoio ou cuidado terapêutico a encontrar formas de lidar com questões subjetivas que podem ser de diferentes ordens.

Transtornos pscossomáticos, ansiedade, angústia, estresse, desânimo, indecisão sobre qual o caminho a seguir, dores, sofrimentos, luto, podem se tornar um dizer direcionado à saúde.

Anote o meu Whatsapp (27) 9 9574-7410 e, se precisar, estou disponível para te atender ( no consultório, on line ou home care). 


Um pouquinho dessa história em imagens:

Quando trabalhei no CAPS-Ilha de Santa Maria, primeiro do ES, atuei como Coordenadora da Oficina Terapêutica de Pintura. Essas imagens são referentes ao Carnaval da Reinserção social que realizamos com os pacientes dessa instituição. 

Exposições que realizei com os participantes da Oficina Terapêutica de Pintura do CAPS-Ilha. Essa exposição relatada foi a primeira feita com um grupo de pacientes psiquiátricos no ES, foi emocionante e convidou a sociedade capixaba a repensar os seus pré-conceitos com relação ao transtorno mental grave. 


Oficina terapêutica de Bordado livre, durante a pandemia. 
Renata Bomfim