Espaço Terapêutico dedicado a promoção e cuidado da saúde mental, a partir de uma perspectiva ecológica, decolonial e criativa.

Sobre a Terapeuta

Olá, sou Renata Bomfim, nasci em Vitória, ES, e atuo como terapeuta de orientação junguiana desde 2000. 
O interesse pelo campo da saúde mental foi despertado na minha participação no no programa de extensão CDSM, da UFES, na década de 1990. Atuei na estruturação do  CAPS -Ilha de Santa Maria, o primeiro do ES e, posteriormente, na estruturação de do Serviço de Saúde Mental para crianças e Adolescentes, no Hospital Cassiano de Morais (HUCAM) e no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescência (CACIA), na UFES. Em 2006, após essa experiência na atenção básica, abri meu primeiro consultório particular, na Praia do Canto e, desde 2013, atendo em Jardim da Penha.  

O interesse pelo campo da linguagem, levou-me para o Rio de Janeiro, quando tive a oportunidade de estagiar no MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE, e de conhecer mais de perto a obra da Dra. Nise da Silveira. Posteriormente, realizei outras especializações lato sensu e o mestrado e o doutorado em Letras, na UFES, onde ministrei aulas como professora adjunta entre os anos de 2017 e 2019. 

A paixão pela terapêutica e a defesa de uma clínica lúdica, humanizada e inclusiva, me impulsionam a continuar com o consultório terapêutico. Acredito que "A pessoa não é o problema, o problema é o problema", conforme postulou o Dr. Michel White, criador da Terapia narrativaA pessoa não deve ser reduzida a sua doença! E é por acreditar no potencial dos meus clientes para a mudança, que o nosso espaço terapêutico abre as suas portas todos os dias. 


POR QUE  O CONSULTÓRIO SE CHAMA  URUÇU?

Há alguns anos venho dedicando esforços a preservação das abelhas da espécie melíponas, que são abelhas nativas do Brasil, também chamadas de "abelhas sem ferrão"(ASF), muitas delas ameaçadas de extinção, como a abelha Uruçu capixaba, que só existe nas montanhas do ES. Em homenagem a essa abelha endêmica do meu estado natal, nomeei o consultório de Uruçu. Outro motivo é que as abelhas são seres essenciais para a vida e servem de inspiração para ser humano pela forma como vivem e se organizam. 



 TÚNEL DO TEMPO 

CAPS-Ilha de Santa Maria, primeiro Centro de Atenção Psicossocial do ES. Reportagem  referentes ao Carnaval da Reinserção social que realizamos com os pacientes dessa instituição. 

Exposição com os participantes da Oficina Terapêutica de Pintura do CAPS-Ilha, a primeira a ser realizada com esse público em Vitória. Foi emocionante e convidou a sociedade capixaba a repensar e desconstruir preconceitos com relação ao transtorno mental grave. 


Na pandemia tivemos que fechar o consultório e passamos a realizar atendimentos de forma virtual, assim como oficinas terapêuticas. Os depoimentos são referentes a Oficina de Bordado livre.
Renata Bomfim