As atividades lúdicas terapêuticas podem se desdobrar em variadas oficinas terapêuticas, entre elas de Pintura, Modelagem, Sucata, Fuxico, Mosaico, Tecelagem, bem como oficinas de áudio e vídeo nas quais os acolhidos poderão assistir a documentários, curtas metragens e que poderão, a partir dos mesmos, tecer reflexões.
Os participantes poderão, também, criar produções próprias com máquinas de filmar ou celulares, cuja exibição ficará ao critério do grupo. A música é outra possibilidade, nessa oficina é possível cantar, tocar um instrumento, construir instrumentos, escrever letras de músicas e dar-lhes melodias, trabalhar com coral de vozes e com fotografias.
As oficinas de expressão corporal devem estar inseridas entre as plásticas e as de áudio, vídeo e música, essas oficinas poderão explorar os ambientes da CT para exercícios de percepção corporal, dinâmicas, danças circulares, biodança, entre outras.
Há ainda oficinas cênicas, circenses e teatrais, que podem abarcar a confecção de máscaras para espetáculos, representação de personagem, encenação em grupo, apresentações de peças, entre outras.