Espaço Terapêutico dedicado a promoção e cuidado da saúde mental, a partir de uma perspectiva ecológica, decolonial e criativa.

20/04/2015

Rodas de Leitura Reflexiva para Comunidades Terapêuticas (CTs) (Dra. Renata Bomfim)


                         
A Roda de Leitura Reflexiva é uma ação educativa que idealizei quando trabalhava no Centro de Acolhimento para dependentes químicos do ES. É fruto da minha experiência trabalhando literatura com diferentes grupos. A proposta desse trabalho consiste na  utilização de textos literários como mote para a reflexão por parte dos acolhidos das comunidades terapêuticas (CTs), objetivando o despertamento para mudanças de pensamentos, hábitos e comportamentos, bem como, para o desenvolvimento de variadas atividades lúdicas. A RDC 29, de 30 de junho de 2011 (ANVISA), prevê que as CTs ofereçam diversificadas atividades lúdicas terapêuticas para as pessoas em tratamento. A Roda de Leitura Reflexivadeve integrar o conjunto de oficinas terapêuticas desenvolvidas pelas CTs. 
A conversa permeia a nossa vida social, ela é uma prática discursiva importante: é linguagem. Entretanto, a conversa deve ceder lugar ao diálogo, pois esse alia, irremediavelmente, as práticas do falar e do escutar, bem como, predispõe certa permeabilidade entre os interlocutores. É através da linguagem que o ser humano distingue, qualifica e nomeia e elevando-as ao nível do espírito. A literatura é a linguagem carregada de significado, ato criador que utiliza a palavra como forma de expressão e desempenha um papel de formação intelectual e sensível da pessoa. A literatura não tem a função de educar, ela é uma arte, entretanto, ela influi fortemente em todos os aspectos da educação humana em três áreas vitais: atividade, inteligência e afetividade. A literatura educa a sensibilidade reunindo a beleza das palavras e das imagens que elas evocam.
É no contexto terapêutico da dialogia que se insere a Roda de Leitura Reflexiva, nela, variados textos, entre eles clássicos que são tesouros de diferentes tradições e culturas contribuem para o desenvolvimento da competência comunicativa e, no caso do dependente químico em recuperação, essa atividade funciona como um fortalecedor de um importante fator de proteção para o acolhido: a convivência entre os pares. A leitura reflexiva possibilita a aquisição de vocábulos, conceitos, desenvolve o gosto pela leitura.